Compare as listagens

O FGTS ajuda você a realizar o sonho da casa própria

O FGTS ajuda você a realizar o sonho da casa própria

O FGTS ajuda você a realizar o sonho da casa própria!

A casa própria é um sonho de muitos brasileiros. Sair do aluguel é o objetivo de muitas famílias. Para quem tem esse objetivo é importante saber que o saldo do FGTS pode ser utilizado para aquisição de um imóvel.

Adquirir um imóvel sempre demanda muito planejamento financeiro para que o financiamento não comprometa o orçamento, e o FGTS pode ser um grande aliado.

O que é o FGTS?

O FGTS é o fundo de garantia do trabalhador por tempo de serviço, depositado pelo empregador mensalmente, ele funciona como uma espécie de poupança que o funcionário tem acesso quando é dispensado do emprego, sem justa causa.

Como usar o FGTS?

Ao fazer jus ao fundo de garantia, o trabalhador pode destinar o valor desse fundo para diversas possibilidades. A compra de um imóvel pode ser uma delas.

Pessoas que tem saldo no FGTS, podem usar o dinheiro tanto para comprar ou construir seu imóvel, como também para a quitação parcial ou total da dívida em financiamentos no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) podendo diminuir em até 80% o valor das prestações em 12 meses sequentes.

Regras para usar o FGTS

  • Ter, no mínimo, 3 anos na carteira de trabalho — esse período de contratação não precisa ser em anos consecutivos. Logo, o trabalhador pode ter, por exemplo, registro nos anos de 2015, 2017 e 2019;
  • Não possuir financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH), em qualquer parte do País — o interessado em usar o FGTS na compra da casa própria não pode manter dois financiamentos ativos no referido sistema, mesmo que os imóveis estejam em cidades ou estados diferentes;
  • Não possuir nenhum imóvel na cidade que deseja comprar e morar ou trabalhar na mesma cidade em que deseja comprar o imóvel.

Se você cumpre esses pré-requisitos, já está a um passo para o FGTS ajuda você a realizar o sonho da casa própria.

No que NÃO PODE ser usado o FGTS?

  • Imóvel comercial;
  • Reformar ou aumentar seu imóvel;
  • Comprar terrenos sem construção ao mesmo tempo;
  • Comprar material de construção;
  • Imóveis residenciais para familiares, dependentes ou outras pessoas.

Lembrando que para conferir condições e documentação atualizadas, é importante sempre consultar diretamente a Caixa Econômica. Para isso, basta clicar aqui!

Após a entrega da documentação exigida, o banco fará a conferência. A resposta se pode ou não liberar o uso do saldo para a compra será dada pelo banco. Esperamos que as dicas tenham ajudado e que agora você saiba como o FGTS ajuda você a realizar o sonho da casa própria. Confira outras dicas aqui!

Para quem quer realizar esse sonho, o FGTS pode ajudar a adquirir o imóvel ideal. E para te ajudar a encontrar o imóvel desejado a Novva está em várias regiões de Minas Gerais. Pode conta com a gente! 😉

img

Larissa Torres

    Junte-se à discussão