Compare as listagens

5 dicas sobre o que fazer antes de comprar um imóvel

5 dicas sobre o que fazer antes de comprar um imóvel

Antes de comprar um imóvel, é importante seguir alguns passos para fazer um bom negócio, confira nossas dicas.

1 – Necessidades

Quando for escolher o imóvel é importante considerar as necessidades atuais e futuras do comprador, considerando o tamanho do imóvel, local, conforto, segurança, etc.

2 – Pesquisar os bancos

Os juros bancários costumam mudar de acordo com o valor do imóvel e do financiamento — por isso é importante analisar e consultar os bancos sobre eles, não esquecendo das taxas administrativas e encargos cobrados por cada um. Os bancos costumam oferecer simuladores online, facilitando a pesquisa, basta fornecer as informações necessárias.

3 – Condições de pagamento

Analisar as condições de compra é fundamental, mesmo que pareçam vantajosas é importante planejar, pois o financiamento comprometerá parte da renda familiar por muito anos e é recomendável que a prestação não comprometa mais de 30% dela.

4 – Tipo de imóvel

  • Em construção

Ao optar por um imóvel novo em construção é importante observar alguns pontos como: o histórico da construtora consultando seu CNPJ junto ao Procon, fazer o levantamento da incorporação do imóvel — certificando-se que o engenheiro e o arquiteto são devidamente registrados no CREA, consulte o INSS, débitos na prefeitura, ações cíveis, trabalhistas e criminais, e memorial descritivo registrado.

  • Imóvel usado

Nesse caso é imprescindível conhecer e estar ciente sobre as condições do imóvel e também conversar com vizinhos para conhecer um pouco mais o local e a vizinhança. É importante também ir até o Cartório de Registro de Imóveis e solicitar a matrícula atualizada do imóvel bem como a cópia do projeto arquitetônico da edificação aprovada pela prefeitura e, se tratando de imóvel em condomínio, uma cópia da convenção.

5 – Projeção de prestações

Antes de concluir a compra do imóvel, lembre-se de pedir ao banco uma projeção das prestações, desde a primeira até a última. Caso o financiamento seja feito direto com uma construtora, solicite a projeção de parcelas e uma simulação se a dívida for repassada para o banco. Outra dica muito importante é consultar um corretor, eles sabem como negociar, se o negócio é seguro, entre outras informações importantes na hora de escolher um imóvel.

Qualquer dúvida, conte com a Novva!

Fonte: exame.abril.com.br

img

Larissa Torres

Posts relacionados

Casa ou Apartamento? Qual escolher?

Na hora da conquista do seu primeiro imóvel, vem uma grande dúvida: comprar uma casa ou...

continue lendo
por Odair Zappa

6 bons motivos para comprar um lote

Investir em imóveis, no geral, sempre será uma excelente opção e hoje você irá conferir 6...

continue lendo
por Larissa Torres

Pensando em morar juntos? Veja 3 dicas para saber como escolher a casa perfeita!

Pensar em morar juntos é um grande passo para a vida a dois. Sabemos que hoje em dia o casamento...

continue lendo
por Larissa Torres