Compare as listagens

Descubra como a taxa Selic baixa pode ajudar a comprar seu imóvel

Descubra como a taxa Selic baixa pode ajudar a comprar seu imóvel

Provavelmente você já conhece ou deve ter ouvido falar da taxa Selic, mas sabe como ela pode impactar no seu bolso? Descubra agora como a taxa Selic baixa pode ajudar a comprar seu imóvel.

Atualmente, com a taxa em baixa, é o momento ideal para você adquirir um imóvel, seja para uso próprio ou investimento. Ademais, algumas políticas de financiamentos habitacionais adotadas ultimamente, também têm sido bastante incentivadoras.

O que é e como funciona a Selic

Selic é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. Ela é a taxa básica de juros da economia no Brasil definida pelo Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central).

Os juros são um dos mecanismos usados para controlar a inflação. O Banco central aumenta a taxa básica de juros quando a inflação está alta, para diminuir o consumo e “obrigar” a queda dos preços. Com a taxa Selic alta, por consequência, todos os títulos relacionados a ela e os custos dos bancos também aumentam.

Entretanto, quando a inflação está baixa, os juros são diminuídos pelo Copom para estimular o consumo. Sendo assim, os custos dos bancos caem e isso reflete diretamente nos preços dos produtos oferecidos por essas instituições.

Selic e a compra de imóveis

A Selic representa, para os bancos, o quanto custará para levantar dinheiro para conceder empréstimos e financiamentos. Sendo assim, a baixa da taxa faz com que os custos para os bancos diminuam. Por consequência, os juros de empréstimos e financiamentos também diminuem.

Esse é o momento de maior vantagem para quem está em busca de um imóvel, pois esse tipo de financiamento também é afetado por essas mudanças, assim como outros tipos, como o de automóveis.

Agora deu para entender melhor como a taxa Selic baixa pode ajudar a comprar seu imóvel, né? Por isso é sempre importante consultá-la.

Selic hoje

Atualmente a taxa Selic está em 2,25%, ela foi definida no dia 17 de junho de 2020 pelo Copom, e a expectativa é de que permaneça baixa, devido ao atual cenário econômico.

As políticas atuais de financiamento habitacional também estão favoráveis para quem deseja realizar o sonho da casa própria. As instituições financeiras estão oferecendo financiamentos com juros cada vez mais baixos que variam de acordo com a faixa de renda de cada consumidor.

Dessa forma, podemos concluir que esse é um excelente momento para adquirir um imóvel, seja para uso próprio ou até mesmo para investimento, podendo considerar a valorização a longo prazo.

Agora que você já sabe como a taxa Selic baixa pode ajudar a comprar seu imóvel, conheças as oportunidades da Novva, que é uma imobiliária que está presente em várias cidades de Minas Gerais e pode te auxiliar nessa jornada.

 

img

Larissa Torres

    Posts relacionados

    Comprar uma casa ou um carro novo? Descubra o que vale mais a pena!

    Chegou a hora de dar um novo passo na vida e se arriscar em um novo investimento? Se sua dúvida...

    continue lendo
    por Larissa Torres

    Dicas De Como Escolher Imóveis Do Programa Minha Casa Minha Vida

    O Minha Casa Minha Vida é um programa de habitação destinado às pessoas de baixa renda. Aqui...

    continue lendo
    por Larissa Torres

    Coronavírus: Como financiar um imóvel AGORA com 6 meses de carência?

    Em tempos de coronavírus a Caixa Econômica Federal fez um anúncio dizendo que, os novos...

    continue lendo
    por Laurindo Barbosa

    Junte-se à discussão