Comprar um lote ou um imóvel pronto: qual a melhor opção para a casa própria?

A casa própria é o sonho de muitas pessoas, porém, as formas de alcançar esse sonho se tornam, e geram, muitas dúvidas. Afinal, qual a melhor opção: comprar um imóvel já pronto ou um lote para construir?

A verdade é que as duas alternativas possuem suas vantagens, e ambas trazem um ótimo retorno para o proprietário, mas o que pesa na hora de tomar a decisão é a quantia e o tempo disponíveis, tanto para o investimento quanto para a mudança.

Na compra de um lote o investimento inicial acaba sendo menor do que de uma propriedade pronta, o que se torna vantagem posteriormente, pois os gastos da construção poderão ser feitos aos poucos, de acordo com suas possibilidades financeiras.

A compra do lote também possibilita outra grande vantagem, que é a idealização do imóvel. O proprietário tem a liberdade de projetar a casa da forma que preferir, escolhendo o número de quartos, banheiros, o tipo de cozinha, se vai optar por área de lazer, quintal, entre outras coisas. Porém, essa opção requer mais tempo e mão de obra qualificada.

Adquirir um lote é um excelente investimento, pois é uma aquisição de valorização certa. Se você optar por não construir, pode vende-lo depois de um tempo e ter grandes chances de garantir um valor maior do que o investido.

Comprar uma casa ou apartamento já pronto tem a vantagem de ser um caminho mais curto e mais rápido para se livrar do aluguel. Você pode dar esse passo por meio de um financiamento bancário e pagar as parcelas com o valor que pagava no aluguel, tendo sua casa própria, visto que o dinheiro do aluguel é algo que não traz nenhum retorno.

O financiamento de um imóvel é algo que pode ser mais ágil e tem a possibilidade de utilizar o FGTS como entrada. Optar pelo imóvel pronto é a opção é perfeita para quem pretende se mudar com mais urgência.

O imóvel pronto traz a opção de mudança imediata, que é algo mais prático. É a opção perfeita para quem tem uma rotina corrida e não tem energia ou paciência com obras e reformas. Sendo assim também um dos caminhos mais curtos para quem busca sair do aluguel.

Esperamos que a dica possa ajuda-lo a decidir qual a melhor decisão nesse momento tão importante que é a realização do sonho da casa própria. Qualquer dúvida, conte com a Novva!

Compare as listagens

Comparar